CD CHUVA NO MAR

capa do CD Chuva no Mar
capa do CD Chuva no Mar (Guache de Vera Olinto )
CD Chuva no Mar contracapa
contracapa

REPERTÓRIO DO CD

Un dia de noviembre :: Leo Brouwer
Valsa da Lua :: Arthur Verocai
Canço del Lladre :: Miguel Llobet
Testamento de Amélia :: Miguel Llobet
Cenas Cariocas :: Arthur Verocai *
Farewell :: Sergio Assad
Plainte :: Marco Pereira
Bossa (Divertimento) :: Cedmon Alves**
Chuva no Mar :: Marco Pessoa *
A Santa Ceia Segundo Ataíde :: Luis Carlos Barbieri *
Gnossiene :: Erik Satie (Gabriel Ballesté – transcrição)
Prelúdio III :: Villa-Lobos
Graúna :: João Pernambuco
Brasileirinho :: João Pernambuco (Nicanor Teixeira – 2º violão) *
Se ela perguntar :: Dilermano Reis
Magoado :: Dilermano Reis (Nicanor Teixeira – 2º violão) *
Dr. Sabe Tudo :: Dilermano Reis

Participações especiais: * Fernanda Pereira (violão) ** Cedmon Alves (violão de 10 cordas)

VIOLONISTAS CONVIDADOS:

Fernanda Pereira –  Violonista, Mestre em música pela UFRJ e pela SUNY-Stony Brook (State University of New York). Durante seus estudos nos EUA tocou em Nova York e em St. Louis. Fez estudos de aperfeiçoamento de violão clássico e popular com Fred Schneiter, Luis Carlos Barbieri, Marco Pereira e Gabriel Improta.

Cedmon Alves – Violonista com formação erudita, estudou com Paulo Pedrassoli, Henrique Pinto e outros, além de estar presente no choro e na MPB. BOSSA faz parte de a suíte  Divertimento  para quatro violões brasileiros, que ele compôs para o quarteto de violão Sol Brasil, que aqui é apresentada em uma versão para duo com a participação especial do compositor em um violão de 10 cordas.

OPINIÕES

Adriana fez da música sua vida. E não é exagero, já que, além de violonista propriamente dita, fez seu Doutorado em Música na UFRJ, tornado-se pesquisadora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, onde coordena o Museu Virtual de Instrumentos Musicais. A violonista vem buscando interpretar composições que a enchem de satisfação e prazer. “Músicas que têm alma”, como ela diz. Seu dedilhar provoca uma verdadeira conversa, na qual cada nota transmite amor para quem a escuta. Por isso, a escolha do repertório deste CD foi muito estudada e amadurecida. As músicas escolhidas contam, de certa maneira, a história desta concertista, que estudou com Alfredo Machado, Odair Assad, Leo Soares e Turíbio Santos. São composições que lembram também a história de seus antepassados de origem catalã, um terreno até hoje muito fértil para a música e para o violão em especial. A música brasileira aqui em maioria, como não poderia deixar de ser, vai dos clássicos de Heitor Villa-Lobos e Dilermando Reis a Marco Pereira e Sérgio Assad. Todas essas músicas são lindas no violão de Adriana.

Cecilia C. B. Cavalcanti – jornalista e escritora

“Adriana Ballesté demonstra equilíbrio sonoro, apuro técnico e sensibilidade rara no seu CD Chuva no Mar. É sem dúvida mais uma importante contribuição para a história do violão brasileiro”

 Marco Pereira – violonista, compositor e arranjador

Nos meus áureos tempos de Rio de Janeiro, na década de 80, conheci Adriana Ballesté, que estudava violão com meu irmão Odair. Pra mim que estou fora do Brasil há mais de 30 anos é sempre um prazer voltar ao Rio, encontrar os amigos e viver o que os cariocas sabem fazer de melhor; se descontrair e curtir a vida, o que acontece normalmente  ao som de boa música. Já tive varias oportunidades de ouvir Adriana tocar nas nossas festas de família, e é uma ótima surpresa pra todos nós a Adriana ter preservado na gravação deste CD o trabalho que ela cultivou por todos estes anos. O disco é lindo, com um repertório bem escolhido e diversificado.

Adriana mostra aqui que musica se faz com dedicação,  paixão e entusiasmo!

Sergio Assad – violonista, compositor e arranjador

Entre tantos desafios que o violão nos apresenta, a busca por um som limpo e bonito é uma unanimidade. Adriana Ballesté consegue registrar uma bela sonoridade e um bom gosto musical que vai encantar a todos! 

A participação especial da violonista Fernanda Pereira amplia as possibilidades do violão, apresentando em duo músicas emblemáticas do violão brasileiro e novas composições para o instrumento.

Luis Carlos Barbieri – violonista e compositor

Querida Adriana,
Recebi seu CD com sua linda carga de emoção, trabalho e felicidade!!!  Parabéns, muito bonito.

Turibio Santos – violonista

“Um álbum solo é muitas vezes o veículo ideal para apresentar ao ouvinte o universo de um artista. Isso não apenas porque permite, faixa a faixa, o contato com as execuções técnicas e de interpretação, mas também porque na escolha autoral do repertório torna-se evidente o universo musical que mais interessa ao artista, uma espécie de retrato de sua inspiração. É o caso do disco da violonista Adriana Ballesté. Ela fez doutorado na UniRio e tem se dedicado à música brasileira. Uma música que, em sua cartilha, é múltipla, diversificada e se abre em direção a diálogos ricos. Há, por exemplo, obras de Sérgio Assad (Farewell), Marco Pereira (Plainte), João Pernambuco (Brasileirinho), Villa-Lobos (Prelúdio III), Dilermando Reis (Se ela perguntar e Magoado), símbolos da expressividade do violão nacional. Elas dialogam com outras épocas, estilos e países. Do cubano Leo Brouwer, por exemplo, Adriana interpreta Un dia de noviembre, de delicadeza comovente; do francês Erik Satie, Gnossienne. E, recuperando seus antepassados europeus, volta-se também a autores catalães, como Miguel Llobet, de El testament d’Amélia. Uma viagem fascinante.

Revista Concerto – março de 2017

Parabéns Adriana, maravilhoso, é sua trajetória de vida e música, e mais quando esses meninos seguem na estrada como artistas, é por ouvir noite à noite Prelúdio, Plainte, Se ela perguntar… Tanto tempo de tocá-las em tantas rodas e lugares, este cd chega na maduro, belo, mais uma vez parabéns.
Zeca

Olá passei o domingo ouvindo um CD maravilhoso. Fruto de um lindo amadurecimento profissional. Parabéns Adriana ficou muuuito bom ! Chuva no Mar é muito lindo
Helena Martino

Hoje vim trabalhar escutando o seu. Eu achei SENSACIONAL, um ÓTIMO trabalho. Violão encorpado, notas seguidas, músicas lindas, interpretação cuidadosa. Mesmo quando são dois violões há unidade. Mesmo considerando músicas desconhecidas, acho que estão acertando o coração e a alma de quem ouvir com atenção. Você está de PARABÉNS.
Ricardo Freitas

Ainda sinto da mesma maneira uma paz singular ouvindo você tocar Farewell e Plainte. Uma sensação de tempo e espaço precisos iremediavelmente, delicadamente embriagantes. Tudo no lugar certo na hora certa. Só me resta parar de pensar e viver a sensação delicada que me toma. Chuva no Mar está lindaaaaaa.
Marco Pessoa

Está lindo o seu trabalho Drica…
MAGDA FLU

Drica, escutei finalmente seu CD, parabéns!!!! Vc é muito danada!!!!
Ivone

Drica, o seu CD alegra o meu café da manhã num dia chuvoso como esse, quando posso comer em paz … Muito bom mesmo!!
ANGELA FLU

Drica, Se ela perguntar? e Dr Sabe tudo , são as minhas preferidas!! Adriana o teu Cd é para ouvir todos os dias !!
Olga

Dri, adorei o CD, eu e Joaninha (minha gatinha) Ela ficou deitadinha ao meu lado
VICTORIA FLU

Dri, acabei de ouvir se CD. É maravilhoso! Obrigada por me proporcionar um tempo tão tranquilo e obrigada pelas palavras carinhosas.
Denise Flu

Adorei tb Drica!!! O meu eu deixei no carro, para ouvir toda vez que for dirigir!!! Que música deliciosa!!
Elenice Flu

Oi, minha amiga! Comprei o seu CD e amei. Ficou muito bom. Parabens!
RONALDO ALVES

Parabéns Adriana pelo seu belo cd. Ficou maravilhoso , seu som está mt legal além da belíssima apresentação gráfica. Desculpe o atrazo no meu comentário. Sucesso sempre. Bjos
OLIVIA