DUO MADRI

O Duo Madri, formado pelas violonistas Adriana Ballesté e Mara Lúcia Ribeiro, tem uma longa história. Elas estudaram juntas na Escola Nacional de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e participaram da Orquestra de Violões do Rio de Janeiro, sob a direção de Turíbio Santos. Nessa época, formaram um Duo de Violões e se apresentaram em diversos locais. Hoje participam juntas da Orquestra de Violões da AV-RIO.

Em 2017 reativaram o duo, batizado então de Duo Madri, que tem se apresentado com sucesso em diversas salas de concerto, tais como: o Iate Clube do Rio de Janeiro, Forte Copacabana, Centro Cultural Banco do Brasil, Centro Cultural dos Correios, Solar do Jambeiro, Centro Cultural da Justiça Federal.

Adriana é doutora em Musicologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Atua, desde 1994, em pesquisas na área cultural contribuindo em diversos projetos de catálogos digitais como os de Radamés Gnattali, Glauber Rocha e Guerra-Peixe. Atualmente é pesquisadora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia onde coordena o Museu Virtual de Instrumentos Musicais. Em 2017, lançou o CD, Chuva no Mar, “uma importante contribuição para a história do violão brasileiro”, na opinião do compositor e violonista Marco Pereira.

Mara Lucia é bacharel em violão pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, licenciada em Música pela Universidade Candido Mendes, se especializou em violão flamenco na Espanha e atuou em diversas companhias de flamenco. Foi professora de violão no Conservatório de Música (CBM), professora na Escola de Música da UFRJ e professora no curso de extensão da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Há quarenta anos é professora de violão da Escola de Música Villa-Lobos. É professora de Educação Musical do Município do Rio de Janeiro.  É conceituada professora de violão da Escola de Música Villa-Lobos.

O repertório do Duo Madri é extenso e variado indo de Johann Sebastian Bach, Domenico Scarlatti, os espanhois Isaac Albéniz e Manuel de Falla até os contemporâneos Arthur Verocai e Egberto Gismonti.  O Duo Madri propõe uma viagem no tempo e no espaço. Do Barroco Alemão com Christian Gottlieb Scheidler e Johann Sebastian Bach, passando pelo impressionismo francês com Claude Debussy e Gabriel Fauré, pelo ímpeto dos espanhóis Manuel de Falla e Isaac Albeniz chegando à America Latina com as milongas argentinas de Jorge Cardoso e Abel Fleury, as danças paraguaias de Augustin Barrios  e a brasilidade dos contemporâneos Egberto Gismonti e Arthur Verocai.